top of page
transparência.jpg

Sobre o projeto

O desenvolvimento de uma gestão pública eficiente deve necessariamente incorporar a transparência e a participação popular em seus diferentes processos e atividades. Apesar da previsão Constitucional, de terem sido criadas nos últimos anos legislações que vão de encontro a esses propósitos como a Lei de Transparência, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Acesso à Informação, ainda predominam nas esferas governamentais brasileiras características centralizadoras e obscuras, reflexo da cultura ainda dominante entre grande parte das lideranças políticas que chegam ao poder.

Tal conjuntura revela que, por si só, as leis são insuficientes para a efetivação de mecanismos mais claros relacionados aos gastos públicos, bem como para aproximação da sociedade nos processos decisórios. Diante disso, fortaleceu nos últimos anos o conceito de “Controle Social”, que se caracteriza pelo auxílio da sociedade na fiscalização contra maus-feitos nas esferas públicas e no desenvolvimento de políticas que culminem em bem-estar social.

Na esteira deste processo, que alia a instituição de novas leis e a participação social, vêm surgindo nos últimos anos diversas iniciativas no país voltadas ao aprimoramento da gestão pública. Entre elas, convergem características comuns como a utilização da tecnologia, parcerias institucionais e a mobilização popular. Também compartilham a mesma missão de transformar um modelo considerado ineficiente e corruptível por outro mais eficiente e adequado aos anseios da população.

Cenário Social 

O Cenário Social é uma iniciativa voltada ao desenvolvimento de um ambiente participativo, transparente e com responsabilidade social, a partir da utilização de conceitos do jornalismo e da administração pública. Sua atuação segue diretrizes de uma entidade do 3º setor e busca ampliar a comunicação nos diferentes setores da sociedade.

Concentra os esforços no protagonismo cidadão ao aproximar a população dos processos decisórios e estimular a discussão de assuntos prioritários. Para isso, disponibiliza uma plataforma digital intuitiva e de fácil navegação, a partir da qual é possível acessar informações, indicadores e dados necessários para avaliação e acompanhamento das políticas públicas municipais, além de disponibilizar um canal de comunicação com órgãos públicos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Entre seus objetivos, destacam-se o fortalecimento das instituições, aprimoramento da gestão pública, instituição de uma política de transparência, além de efetivação da participação popular no planejamento das ações municipais.

bottom of page