Apesar de apresentar queda nos últimos anos, os índices de casos de câncer infantojuvenil são considerados altos no país. O diagnóstico precoce é fundamental para a cura. Por isso, o Hospital de Amor de Barretos busca conscientizar a sociedade sobre a necessidade de prevenção tanto entre os pais como os profissionais da saúde a partir da Caminhada “Passos que salvam”. O evento foi realizado ontem (25) em Motuca pela quinta vez.
Cerca de 70 kits com camiseta, boné e sacola personalizada foram vendidos na cidade. A renda será totalmente revertida às atividades desenvolvidas pelo Hospital de Amor ao público infantojuvenil. Moradores iniciaram a caminhada na praça da Matriz e percorreram diferentes bairros (veja as fotos abaixo). “Importante despertar para essa realidade, pois dependendo do tipo o câncer tem cura, mas é preciso ser visto rápido”, alerta Ivonete de Mello Santos, coordenadora do evento em Motuca (veja vídeo da entrevista nesta página). Ao todo, 302 cidades de 11 estados realizaram a Caminhada.
Desinformação
De acordo com o Hospital de Amor, muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro de tratamento com a doença em estágio avançado. A desinformação dos pais e dos médicos e o medo do diagnóstico estão entre os principais fatores para essa triste realidade. O Hospital também vem investindo na capacitação dos profissionais da saúde para que possam colaborar no diagnóstico precoce da doença.
Primeiros sintomas do câncer infantojuvenil:
Existem diferentes sinais pelos quais podem supor que uma criança sofra de algum câncer, portanto fique atento se a criança apresentar:
dores de cabeça pela manhã e vômito;
caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não resolvem;
dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças;
manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas;
aumento de tamanho de barriga;
brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.