As festividades em comemoração ao aniversário da cidade e ao padroeiro de Motuca São Sebastião agradaram ao público local e regional, com atrações variadas e as tradicionais barracas, procissão em louvor ao santo padroeiro, leilão de animais e as quermesses com comidas típicas e bingos.
As duas festas voltaram a ser realizadas juntas. No ano passado, a Prefeitura optou por levar a comemoração ao aniversário da cidade para a Praça Adelino Mendes, na Vila Malzoni, com a justificativa de que a Praça da Matriz não estava de acordo com as determinações de segurança do Corpo de Bombeiros.
Nesse ano, após negociação com a diretoria da Festa de São Sebastião, ficou acertado que a Prefeitura ficaria responsável por custear a estrutura como palcos, tenda, músicos, som e seguranças. Antes, era de responsabilidade do grupo ligado a Paróquia. A mudança gerou insatisfações entre alguns membros da comissão da Festa.
O bingo realizado na manhã de domingo (20) concedeu, além de premiações variadas, o valor de R$ 1 mil. Também foi vendido almoço aos presentes. A renda será revertida para a Paróquia São Sebastião. A queima de fogos, anunciada no cartaz, não foi realizada pelo segundo ano seguido.
Insatisfação
O revés ficou por conta do conflito de horário entre o início da missa e a apresentação de manobras radicais de motos, que atrasou a celebração e gerou reclamações de fiéis e de membros da comissão da Festa, que cobraram melhor organização e respeito ao rito tradicional do evento. Após ser questionado, o membro da organização da Festa Alison de Souza Mares Rodrigues, presidente do Legislativo Municipal, lamentou que o episódio tenha gerado raiva e rancor nas pessoas e pediu desculpas pelo incômodo. O Padre Valter Delmar dos Santos iniciou a missa pedindo paciência aos fieis.
Veja fotos da Festa