top of page
Foto do escritorRedação

Reclamar também faz parte da cidadania

Se você não foi bem atendido em determinado serviço público ou se um problema levantado por você não foi resolvido, é importante que reclame. Ao reclamar, você alerta as autoridades para o problema, que devem tomar providências para corrigi-lo.

Em primeiro lugar, procure o órgão responsável pelo serviço. Existem canais por telefone ou na internet. Normalmente, essa informação é divulgada. Caso você não encontre essa informação em lugar algum, sempre vale a pena perguntar para o atendente ou servidor público que trabalhar no local.

Se você reclamar pela internet ou por telefone, sempre anote o número de protocolo do atendimento. Desta forma, existe um registro ou documento que comprove que você fez a reclamação e obrigue o órgão a tomar providências.

Além disso, o protocolo também é importante quando o órgão ou empresa não soluciona o seu problema, pois pode ser usado como instrumento de reclamação em outras instâncias como Ministério Público e Agências Reguladoras.

Importante!

É aconselhável reclamar por escrito e exigir um comprovante do recebimento da reclamação, o que em geral é um documento chamado “protocolo”. Nesse documento pode constar a data de recebimento da reclamação, a assinatura do servidor que a recebeu, o carimbo do órgão, e um número para acompanhamento futuro. Você precisará desse número de protocolo sempre que entrar em contato novamente com o órgão para falar dessa reclamação.

bottom of page