Há cerca de nove anos, o motorista Ricardo Alexandre Feliciano, de 42 anos, dedica parte de sua hora de descanso para plantar e limpar a área verde existente no bairro onde mora, o Jardim Bela Vista.
O local encontrava-se degradado, sem a atenção adequada do poder público. Outra parte da área foi recuperada por uma empresa a partir de compensação ambiental.
Leia também:
“Faço isso pensando nas futuras gerações, pois as árvores trazem qualidade de vida para a população”, destaca Ricardo. São centenas de árvores nativas e frutíferas, que recebeu por meio de doação, principalmente de usinas da região, que foram cuidadosamente cultivadas, irrigadas e podadas.
Preservação
De acordo com o presidente do legislativo municipal Alison de Souza Mares Rodrigues, a Câmara irá buscar desenvolver ações para que a área verde seja preservada. “Iremos requerer à Prefeitura que idealize materiais de conscientização e que em casos de práticas ilegais, os moradores sejam notificados e multados”, acentua Alison, que vem articulando a conquista de mudas para plantios na cidade.
O local já foi fruto de Ação Civil Pública por crime ambiental na primeira gestão do ex-prefeito João Ricardo Fascineli. Na época, o gestor foi denunciado por cortar ilegalmente ipês para a construção de moradias voltadas ao programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”.