top of page

Apenas 6,91% do público-alvo completou esquema de vacinação contra a dengue em Motuca

Foto do escritor: RedaçãoRedação

Motuca possui cobertura vacinal de apenas 6,91% para a segunda dose do imunizante contra a dengue, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde. Em relação a primeira dose, é de 18,70%. O público alvo é formado por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.


Leia também:


A baixa adesão se estende também às cidades da região, onde Santa Lúcia lidera o ranking de vacinação, com 12,8% do público-alvo tendo completado as duas doses da vacina. Em seguida, aparecem Trabiju (10,95%) e Rincão (10,58%). Já Gavião Peixoto ocupa a última posição, com 5,35%. Veja abaixo o quadro:


Desde o início da campanha, em fevereiro de 2024, até o dia 19 de fevereiro deste ano, foram aplicadas 671 mil primeiras doses e 268 mil segundas doses em todo o estado de São Paulo, o que corresponde a uma cobertura de 27,91% e 11,18%, respectivamente.


Importância da vacinação

A dengue é uma doença grave que pode levar a complicações sérias e até mesmo à morte. Em 2024, a região de Araraquara já registrou mais de 2 mil casos confirmados da doença, além de 548 casos em investigação.


O Governo de São Paulo tem reforçado a importância da vacinação, especialmente para o público-alvo de 10 a 14 anos. Recentemente, o Ministério da Saúde autorizou a ampliação da faixa etária em alguns municípios, permitindo que pessoas de 4 a 59 anos também recebam a vacina, dependendo da disponibilidade dos imunizantes.


Como se vacinar

Para receber a vacina, os pais ou responsáveis devem levar a criança ou adolescente até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, portando documento de identidade, caderneta de vacinação e comprovante de residência ou escolar. É importante ressaltar que, caso a criança ou adolescente seja diagnosticado com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar a vacinação. Se a infecção ocorrer após a primeira dose, a segunda dose deve ser mantida conforme o calendário, desde que haja um intervalo mínimo de 30 dias entre a doença e a segunda aplicação.


Futuro promissor com a vacina do Butantan

Enquanto a campanha de vacinação segue em andamento, o Instituto Butantan trabalha no desenvolvimento de uma vacina em dose única contra a dengue. O imunizante, que já foi submetido à Anvisa para aprovação, promete ser uma solução mais eficaz e prática, com proteção contra os quatro sorotipos do vírus. A expectativa é que, se aprovada, a vacina esteja disponível em larga escala a partir de 2025.


Sintomas da dengue

Os principais sintomas da dengue incluem febre alta, dor atrás dos olhos, dores no corpo, manchas avermelhadas na pele, coceira e náuseas. A doença pode ser contraída mais de uma vez, já que existem quatro sorotipos do vírus, o que reforça a importância da prevenção e da vacinação.


Combate às fake news

Para esclarecer dúvidas e combater desinformação, o Governo de São Paulo lançou o portal "Dengue 100 Dúvidas", que reúne as perguntas mais frequentes sobre dengue, Zika e chikungunya. Acesse: www.dengue100duvidas.sp.gov.br.

A situação em Motuca e em outros municípios da região serve como alerta para a necessidade de maior engajamento da população na campanha de vacinação, a fim de evitar novos casos e surtos da doença.

Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram

Obrigado! Mensagem enviada.

Termo-de-adocao-e-guarda-responsavel.pdf

bottom of page