De autoria do Poder Executivo, vereadores votam hoje (2) em Sessão Ordinária que inicia às 20h projeto de lei para a criação do Programa Municipal de Fornecimento de Absorventes Higiênicos voltado a estudantes da cidade.
Acesse:
Entre os objetivos estão o de evitar que alunas se ausentem das aultas em razão da falta do produto de higiene, além de prevenir eventuais riscos de doenças no período menstrual. A Diretoria Municipal de Ensino fará o levantamento periódico da quantidade de absorventes a serem adquiridos e caberá ao Departamento de Assistência Social a distribuição.
Para este ano, a previsão é que sejam direcionados R$ 20 mil para a viabilizar o Programa e R$ 120 mil nos próximos dois anos.
O prefeito Ricardo defendeu o projeto. “Trata-se de um problema real para as adolescentes, configurando a chamada precariedade menstrual. A falta de acesso a produtos de higiene para lidar com o período menstrual traz enormes riscos à saúde dessas jovens, muitas vezes em virtude das soluções precárias e insalubres a que recorrem. Ademais, na falta de absorventes higiénicos, muitas perdem dias letivos, chegando a abandonar os estudos por constrangimentos vividos”.
Comments