Em consonância aos apelos de produtores de Assentamentos da Fazenda Monte Alegre, o Conselho de Desenvolvimento Rural de Motuca (CMDR) encaminhou Ofício em maio do ano passado com questionamentos sobre a retomada do serviços.
Leia também:
A Prefeitura encaminhou resposta (acesse) assinada pelo prefeito Ricardo na qual afirma que em 2019 o município realizou licitação com uma empresa especializada para o fornecimento de horas máquinas a preços acessíveis. No entanto, de acordo com o prefeito, não houve procura expressiva por parte dos produtores locais, “Devido ao fato que muitos produtores adquiriram tratores nos últimos anos, motivo pelo qual não houve continuação", argumentou.
O Cenário não encontrou licitações no Portal de Transparência ou anúncio nas redes sociais da Prefeitura sobre o serviço. Produtores ouvidos pela reportagem disseram não que não foram informados.
O Prefeito ressaltou, ainda, que, caso haja uma demanda comprovada, a administração municipal irá providenciar os meios necessários para atendê-la, seja com pessoal próprio ou terceirizado.
Em outra resposta a novo questionamento do CMDR em dezembro do ano passado (acesse), agora assinada pelo então secretário de gabinete André Luis Machado da Silva, a Prefeitura solicitou ao Conselho a elaboração de um estudo básico contendo, no mínimo, a quantidade de horas máquinas necessárias para atender os produtores, sazonalidade e tipos de maquinários necessários. Tais informações, no entanto, já tinham sido debatidas com produtores locais e o prefeito Ricardo em reunião realizada em maio de 2022.
Tereza Ferreira Cereço, presidente da Associação Agrícola do Monte Alegre (AAMAR) e integrante do CMDR foi uma das participantes da reunião na qual o prefeito se comprometeu em retomar as horas máquinas.
Na ocasião, conta ela, foram acertadas as regras e o serviço voltaria a ser disponibilizado, o que não ocorreu. Para Tereza, o atual modelo realizado pela Prefeitura de apenas emprestar implementos vem prejudicando principalmente os pequenos produtores.
“A Prefeitura está ajudando os grandes e os pequenos estão ficando para trás. Quem tem um trator vem aqui e pega os implementos de graça. E nós? A revolta do povo do Assentamento é por causa disso”, ressalta.
Comments