Tanto Fábio Chaves como Maria Sampaio aderiram à Carta de Compromissos com a Agricultura encaminhada aos candidatos pelo Conselho de Desenvolvimento Rural de Motuca (CMDR) em três eixos de atuação (Investimento em estrutura de pessoal e equipamentos, planejamento e políticas públicas e participação popular). As demandas foram levantadas a partir de discussões no atual mandato e deliberadas em reunião. Veja abaixo:
Carta aos candidatos:
O Conselho de Desenvolvimento Rural de Motuca possui, entre suas atribuições, Assessorar o Poder Executivo Municipal em matérias relacionadas à Agropecuária e ao abastecimento alimentar. Diante disso, vem à publico, por meio desta Carta, demonstrar a necessidade de atendimento às demandas deliberadas por seus membros pela próxima administração municipal. A iniciativa busca fortalecer o setor, gerar emprego e renda e contribuir com o desenvolvimento do município.
Demandas apresentadas:
1. Investimento em estrutura de pessoal e equipamentos
Contratação de profissional, preferencialmente com experiência e formação na área, para estar à frente dos trabalhos na Prefeitura e que atue na elaboração, execução e acompanhamento de políticas públicas.
Disponibilização de Patrulha Agrícola por meio de maquinários, implementos e motoristas por meio de pagamento de horas máquinas.
Disponibilização de espaços comunitários/sociais e comerciais tanto na área urbana como rural.
2. Planejamento e políticas públicas
Apoio para a elaboração de Plano Municipal de Desenvolvimento Rural com estudo detalhado dos problemas e oportunidades do setor, bem como atuação voltada ao monitoramento e execução das ações.
Priorizar a aquisição pela Prefeitura de produtos da agricultura familiar de Motuca por meio de associações e cooperativas.
Criar ações para a diversificação de culturas.
Elaborar projetos, ações e atividades para melhorias do setor com previsão de recursos no Plano Plurianual (PPA) e na Lei Orçamentária Anual (LOA).
3. Participação popular
Efetivar a atuação do Conselho de Desenvolvimento Rural no assessoramento em matérias relacionadas à Agropecuária e ao abastecimento alimentar, conforme prevê o artigo 2º da Lei 144/97, que criou o CMDR, além de ouvir as demais entidades da sociedade civil para elaboração de iniciativas para setor.
Considerando as solicitações do Conselho de Desenvolvimento Rural de Motuca (CMDR) eu______________________________, candidato (a) ao cargo no executivo municipal, firmo a presente Carta por corroborar com seu teor e autorizo a divulgação nos meios de comunicação. Sigla do Partido _______ Número do candidato __________
Considerações do candidato (a):
Comments