Giovana superou barreiras e serve de inspiração a pessoas com autismo
- Redação
- 7 de abr.
- 2 min de leitura

"Quando era pequena, eu adorava desenhar bichinhos da Disney. Hoje, meu traço melhorou. Sou um tanto obcecada. Acredito que, quem sabe, um dia eu possa vir a ser designer de personagens de jogos em empresas ou, talvez, cartunista."
A estudante Giovana Araújo, 14 anos, compartilhou seus sonhos com público que prestigiou o primeiro dia do evento "Abril azul", Campanha Municipal de Conscientização do Autismo e Neurodiversidade, realizado no Centro Comunitário de Motuca na quarta (2).
Leia também:
Sua história mostra que não existem barreiras para alcançar o que se deseja. Diagnosticada com autismo na infância, superou as dificuldades naturais e sociais para, hoje, se apresentar como uma adolescente com raro talento artístico e dedicada no que faz. É preciso também destacar o esforço exemplar da mãe Rita Araújo.
Entre as conquistas de Giovana, somam-se prêmios em concursos de cartazes e redação. "Já ganhei dois tablets", exaltou ela, que participa de atividades regulares no Centro de Especialização Piaquara e está prestes a se formar no ensino fundamental na Escola Estadual Bento de Abreu, ambas as instituições localizadas em Araraquara.
Da vida em sociedade, a adolescente foi taxativa ao revelar do que não gosta: barulhos altos, como de fogos de artificio, que "me fazem sair do modo de paz e tranquilidade e me deixa inquieta", relatou. Para se acalmar, realiza técnicas de respiração e meditação.
No final, Giovana deixou uma mensagem aos pais e responsáveis de filhos autistas e neurodivergentes que participaram do evento.
"Acreditem nos seus filhos. Vocês sabem muito bem que só precisam de esforço e dedicação. Se eles quiserem ter uma rotina e mudar suas atitudes, podem realizar seus sonhos", concluiu.
Commenti