top of page
Foto do escritorRedação

Maior parte dos casos dengue nesse ano em Motuca ocorreu entre final de março e começo de abril


Por causa das chuvas, o período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Crédito: Pixabay

A maior parte dos casos de dengue nesse ano em Motuca foi registrada entre os dias 28 de março e quatro de abril. Foram 17 no período. Ao todo, são 79 notificações positivas até o dia quatorze desse mês. Desde a primeira quinzena de junho, quando as chuvas já ficaram escassas, o município não registra casos da doença. Os dados foram informados pela Secretaria de Motuca ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação da Secreta do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado.


Até o final de agosto o Brasil já somava mais de 1,4 milhão de casos dengue. O número é sete vezes o registrado no mesmo período do ano passado. Doenças transmitidas pelo Aedes (dengue, zika e chikungunya. já mataram 650 pessoas neste ano. O país pode bater o recorde de 2015, quando houve 1.001 mortes.


Levantamento do Ministério da Saúde demonstra que o Brasil enfrentou epidemias de dengue nos anos de 2010, 2013, 2015 e 2016, marcadas pela reintrodução de novos sorotipos.


Chuvas

O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano. Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa é a única forma de prevenção.

Comments


bottom of page