No período de aproximadamente três semanas, entre 21 de agosto e 7 de setembro, foram registrados na área de abrangência de Motuca 44 focos de incêndio, o que posiciona a cidade entre as 10 com maior ocorrência no Estado de São Paulo. Altinópolis é a que concentrou o maior número de queimadas nesse período, com 114 registros. A região de Ribeirão Preto lidera a lista com seis municípios. Os dados são do BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Leia também:
Os piores incêndios na cidade ocorreram nos dias 23 e 24 de agosto, quando foi devastada grande extensão de cana e área de vegetação. A cidade permaneceu três dias coberta por nuvens de fumaça, que dificultou a respiração das pessoas. Ainda hoje (10), a fumaça vêm prejudicando os moradores em razão de focos remanescentes em área de vegetação próxima, cuja término só deve ocorrer quando a chuva chegar.
As consequências das queimadas são imensuráveis tanto na agricultura, como no meio ambiente (fauna e flora) e saúde das pessoas. A umidade relativa do ar registrada nos últimos dias na região está em nível de deserto. Especialistas recomendam adaptar a rotina para evitar ao máximo a exposição à poluição e ao sol, principalmente nos períodos de calor mais intenso.
A Defesa Civil do Estado mantém até a sábado (14) alerta para a ocorrência de novas queimadas por causa das condições favoráveis como alta temperatura e baixa umidade do ar. A partir de domingo (15) existe a previsão da chegada de massa de ar fria que deve trazer chuva e melhorar as condições climáticas.
Situação de emergência
No dia 30 de agosto a prefeitura publicou decreto (acesse) assinado pelo prefeito João Ricardo Fascineli que reconhece situação de emergência no município por conta da estiagem e consequente aumento do risco de incêndios em matas, áreas rurais, plantações e pastagens.
A medida foi solicitada pelo Núcleo de Situação de Anormalidade da Defesa Civil do Estado de São Paulo e se baseia na Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE) para incêndios em áreas rurais e vegetação
Veja fotos dos incêndios em Motuca
Comments