top of page
Foto do escritorRedação

Recurso reservado para aumento de efetivo policial não foi utilizado; vereadores cobram a Prefeitura


Investimento para convênio com a PM foi incluído no orçamento.. Foto: Arquivo

Em 2021 foi incluída previsão orçamentária no Plano Plurianual (PPA) para a implantação em Motuca da Atividade Delegada, Programa do Governo Estadual com a Polícia Militar (PM) que autoriza o trabalho de policiais nos períodos de folga. A atividade era para iniciar em 2022. Terminado o exercício, o investimento em segurança, cujo valor alocado era de R$ 100 mil, não foi utilizado.


Leia também:

Para este ano existe nova previsão, agora com valor de R$ 130 mil. A decisão do prefeito Ricardo em firmar o convênio foi motivada por articulação da Câmara dos Vereadores e de autoridades policiais. Após reuniões, o prefeito Ricardo foi convencido a direcionar recursos para a iniciativa. Na época, também havia clamor social com série de roubos tanto na área urbana como rural.


Existe nova preocupação entre os vereadores de que a verba não seja utilizada este ano. Com isso, apresentaram requerimento aprovado na última Sessão para a execução célere do programa. A propositura foi assinada por Renato, Aguinaldo, Alison, Paulinho, Gabriel, Gilson e Vera. (Acesse a íntegra)


A proposta é que o município passe a ter mais uma viatura com dois policiais em determinados dias da semana que possibilita a ampliação do patrulhamento tanto na área urbana como rural. A remuneração será paga pelo município. O veículo, combustível e aparato de segurança serão custeados pelo estado.


Alguns vereadores se posicionaram sobre o assunto na Sessão de segunda (6). Conheça abaixo:


Renato Luis Rateiro

“A população, tanto da área urbana como rural, necessita urgente deste programa, pois estamos com índices de criminalidade elevados. São poucas as pessoas que têm a coragem de morar na área rural. É preciso sensibilizarmos o poder executivo da necessidade desse convênio para que possamos oferecer segurança aos moradores”,
 

Gabriel Muniz da Silva

“Há algum tempo estamos reivindicando esse convênio. Caso venha a ser implementado, tenho certeza que vai aumentar a quantidade de policiais e, automaticamente, a segurança de nossa comunidade”
 

Antonio Paulo Ferreira Costa

“Estamos sendo cobrados, pois está aumentando o número de furtos na área rural, assentamentos e na cidade. O assentamento tornou-se rota turística por conta das Cachoeiras, da bikes.... As pessoas têm se reunido bastante. Isso acaba atraindo também a atenção de vagabundos. É de extrema importância colocar em prática a atividade delegada e a patrulha rural”.

Commenti


bottom of page