top of page
Foto do escritorRedação

Ricardo honrou poucos dos compromissos assumidos com a causa animal

Atualizado: 12 de nov.

A principal ação do prefeito Ricardo em relação à causa animal foi a Clínica "Melhor Amigo" Claudete de Mello Falvo, inaugurada em 2019, ainda durante seu mandato anterior. É preciso considerá-la um marco na cidade. Apesar da promessa de que o local seria muito mais aproveitado, inclusive para atendimentos veterinários, não foi além das cirurgias de castração, realizadas esporadicamente em formatos de mutirões, e de vacinações.


Leia também:


Em Carta encaminhada por ativistas durante a campanha eleitoral de 2020, o então candidato à reeleição assegurou o compromisso de atender às demandas (acesse). Faltando menos de dois meses para o fim de seu governo, honrou poucos dos compromissos assumidos, incluindo a principal, que era a criação de um Programa Municipal de Proteção Animal a partir de uma lei local. Veja abaixo os compromissos:


  1. Implementação de um Programa contínuo de esterilização de cães e gatos nas áreas urbana e rural, incluindo Assentamentos, mediante agendamento prévio, contemplando tanto machos quanto fêmeas.

    • Não foi criado um Programa com cronograma e planejamento, mas, sim, castrações esporádicas em formatos de mutirões, atendendo dezenas de cães e gatos da cidade e dos Assentamentos, utilizando recursos de emendas parlamentares.


  2. Realização de Campanha anual de vacinação contra a raiva, inclusive de forma itinerante para abranger os Assentamentos e propriedades rurais do Município;

    • O atual governo realizou campanhas antirrábicas na área urbana e nos Assentamentos em 2023 e 2024, de acordo com a página da Prefeitura no Facebook, responsável por divulgar as ações oficiais. Manteve o formato dos anos anteriores, com os tutores tendo que levar seus animais ao local de vacinação. Vale ressaltar que os municípios dependem do Governo Estadual para a aquisição dos insumos.


  3. Criação de um Programa Municipal de Proteção Animal a partir de lei local, cujos recursos necessários para seu desenvolvimento seriam incluídos no Plano Plurianual/PPA de 2022/2025, bem como nas Leis Orçamentárias Anuais/LOAs de cada exercício;

    • O Programa não foi criado. A partir de articulação de ativistas e apoios de vereadores da cidade, foi incluída previsão de R$ 50 mil no Plano Plunianual (PPA) e na Lei Orçamentária Anual (LOA) aos animais, cuja forma de utilização não foi divulgada.


  4. Parceria com o voluntariado local e com a Polícia Militar para a realização periódica de Campanha de Conscientização contra o Abandono e os Maus-tratos de Animais Domésticos, mediante palestras nas escolas municipais.

    • Não foi realizada.





Comments


bottom of page